Blog

Saiba como o sono pode interferir no emagrecimento

Quem nunca ficou de mal humor depois de uma noite de sono ruim? Que o sono é algo essencial todos nós já sabemos, mas você sabia que ele pode interferir no seu peso corporal? Sim! Uma boa noite de sono é imprescindível para o emagrecimento.

Um estudo publicado na revista Annals of internal Medicine, avaliou dois grupos de adultos com sobrepeso, um grupo que dormia cinco horas e meia por noite e outro grupo que dormia mais de oito horas por noite.
O resultado mostrou que o grupo com o período de sono restrito perdeu muito mais músculo do que gordura.
No grupo que dormiu mais de oito horas por noite, perdeu muito mais gordura e ganhou mais massa magra.
Isso é explicado por diversos fatores, o primeiro é que um organismo descansado consegue se manter mais ativo durante o dia, além de fazer escolhas alimentares melhores, afinal quem nunca se permitiu comer um doce depois do trabalho porque estava cansado? Isso é normal, chamamos isso de compensação alimentar. Mas esse hábito não pode ocorrer no dia a dia, por isso estou à disposição para te auxiliar.

Eu sei que ter uma boa noite de sono nem sempre é possível. Entendo que existem pessoas que realmente não tem tempo, estudam e trabalham, ou até mesmo acordam várias vezes durante a noite para cuidar dos filhos. Os motivos são diversos, mas sempre que for possível organizar a rotina e manter uma boa noite de sono, sua saúde agradece.

Graziele Coelho
Nutricionista

CRN-3: 53214

Graduação em Nutrição pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Pesquisadora no Ambulatório de Endocrinologia da Faculdade de Medicina de São Paulo (FMUSP).

 

Nossas Sugestões

Leia mais sobre Outros
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo