Vascular

A nossa cirurgiã Vascular é a Dra. Tatiana Schmuziger CRM: 135.203 RQE (Cirurgia vascular) 47701.

A Dra. preza pela excelência e um atendimento humanizado, com uma boa e longa conversa sobre as queixas, expectativas e tratamentos. Ela tem formação completa FM-USP, da graduação às residências de Cirurgia Geral e Vascular, inclusive com Doutorado na mesma Instituição.

O Cirurgião Vascular é o médico responsável pelas doenças que acometem os sistemas arterial, venoso e linfático. Embora seja conhecido mais pelo tratamento de varizes, vasinhos, microvarizes e teleangiectasias, isso é apenas uma parte dessa ampla especialidade e se deve ao fato das varizes serem muito prevalentes em nossa população e possuírem um aspecto estético importante.

O Cirurgião Vascular que possui também titulação para exercer a Cirurgia Endovascular pode utilizar-se de recentes técnicas minimamente invasivas para realizar procedimentos cirúrgicos.

Na clínica, ela oferece tecnologias inovadoras e minimamente invasivas, como o CLACS.

O CLACs significa de crio laser crioescleroterapia. Este é um tratamento para vasinhos a Laser, mais eficaz que somente a injeção de substâncias. Aplica-se um laser sob a pele que ajuda a "secar"os vasinhos e algumas varizes, um tratamento de escleroterapia, que associado a aplicação de glicose e um resfriador, promovem uma redução significativa destes.

Geralmente é necessário mais de uma sessão e os intervalos costumam ser de 30 dias.

Veja algumas vantagens desse tipo de tratamento:

• Há a possibilidade de tratamento das veias safenas e varizes.
  • Não é necessário repouso.
  • O CLACS diminui a necessidade de cirurgia convencional em até 86% dos casos.
  • Tratar veias do rosto melhora o aspecto estético e promove rejuvenescimento.
  • Poucas sessões para eliminar os vasinhos (há casos que uma única sessão é o suficiente).
  • A dor usualmente é pequena.
  • Não impede a realização de atividades físicas.
  • É um procedimento seguro.

Mais informações sobre o sistema vascular que contempla a área de atuação do Vascular.

-> Sistema arterial:

O sistema arterial é frequentemente acometido por aterosclerose, que é uma doença evolutiva (surge com a idade) e progressiva. As artérias que apresentam aterosclerose tornam-se estreitas e endurecidas, podendo haver bloqueio da passagem do sangue, levando à isquemia dos tecidos. Isto pode acontecer no coração (infarto do miocárdio), nas pernas (doença arterial obstrutiva periférica) e também nas artérias do pescoço, as carótidas, acarretando isquemia cerebral, que pode ser transitória (AIT - ataque isquêmico transitório) ou definitiva (AVC - acidente vascular cerebral). As artérias também podem se dilatar, formando aneurismas, que são potencialmente graves, pois a dilatação do vaso enfraquece a parede com a possibilidade de rompimento do vaso e consequente hemorragia, o chamado aneurisma roto. O aneurisma mais comum é o da aorta abdominal.

- Termos comuns: Aterosclerose, Arteriosclerose, Arteriosclerose

• Úlceras arteriais
  • AVC (Acidente Vascular Cerebral) decorrente de estenose de carótida (isquemia cerebral de origem extracraniana)
  • Pé Diabético
  • Claudicação (dor ao caminhar, decorrente da isquemia, diminuição da circulação sanguínea periférica)
  • Aneurismas Arteriais, tanto da Aorta abdominal quanto de outras localizações
  • Tromboses arteriais
  • Isquemia de membros inferiores
  • Obstrução arterial aguda
  • Desbridamentos e amputações (cirurgia mutilantes mas potencialmente salvadora de vidas)
  • Fasciotomias
  • Arterites e vasculites

-> Sistema venoso:

As doenças venosas são as mais frequentes, sendo as varizes e as tromboses venosas as de maior incidência. As varizes são veias em membros inferiores que se apresentam dilatadas e tortuosas, podendo levar a sintomas como dor, peso e cansaço. A trombose venosa é a formação de coágulos dentro das veias, que podem se desprender e ir para o pulmão, causando embolia pulmonar.

- Algumas patologias e doenças:

• Varizes, vasinhos, microvarizes, telangiectasias, varicorragia, rotura de varizes
  • Úlceras venosas
  • Tromboflebites e tromboses venosas
  • Trombofilias (doenças do sangue que causam coagulação aumentada)
  • Acessos venosos profundos e difíceis
  • Fístulas arteriovenosas para hemodiálise
  • Acesso vascular para quimioterapia

-> Sistema linfático:

Os problemas linfáticos são menos frequentes e ocorrem quando os membros inferiores apresentam dificuldade de drenagem da linfa, com formação de edema, que é endurecido e constante.

• Linfangites
  • Linfedema
  • Erisipela
  • Celulite (infecção de pele, diferente da celulite e estrias estéticos).

-> Exames auxiliares:

O cirurgião vascular também pode realizar exames subsidiários de imagem.

A ultrassonografia com Doppler é um exame não invasivo de fácil realização, muito útil na detecção das alterações nos sistemas arteriais e venosos em membros inferiores e superiores e também no sistema carotídeo. O termo comumente utilizado para a prescrição deste exame é Ecodoppler arterial e venoso (Ultrassom)

11 4234-2996